quinta-feira, 5 de abril de 2007

Redacao III

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Jornalismo
JOR 5301 – Redação III – turma de terça-feira
Professora: Barbara Arisi

Ementa
O trabalho de repórter: pauta, fontes, coletas de informações, estilos de entrevistas. O "trabalho de rua" em diversos setores.

Objetivos da disciplina: Aprofundar a compreensão do processo de produção do texto jornalístico: pauta, apuração, entrevistas, reflexão, organização e edição das informações coletadas e escrita.
Estudar diferentes tipos de entrevista e reportagem.
Compreender a relação entre texto, discurso jornalístico e veículo responsável pela publicação.
Exercitar leitura crítica e redação de reportagem.

Conteúdo programático:
PARTE I: Antes de sair para a rua
Aula 01 – 20/03 – Apresentação.
O fato jornalístico – Video ´The Shipping News´- trechos e debate.Olhar de pauteiro e contato necessário com as ruas.

Aula 02 – 27/03: A pautaO que é? Características. Critério de seleção/Pauta sob-medida. Subsídios para a elaboração da pauta. Relação com as fontes. Pauta como ponto de partida e não de chegada.

Aula 03 – 03/04: Apuração: Fontes, Pesquisa, busca de informaçõesNatureza e interesses das fontes. Relação com as fontes. Agenda, contatos. Como buscar e obter informações.
Criatividade para descobrir novas (e boas) fontes.Trabalho em equipe ou individual.Preparo: pesquisa em arquivo, bibliográfica, entrevistas anteriores.Limites e possibilidades da apuração.

Aula 04 – 10/04: EntrevistaClassificação e técnicas de entrevista. O repórter perante o entrevistado. A humanização das fontes de informação. Personagens.

Aula 05 – 17/04: História de vida e biografia. Perfil
Livros de entrevista.

Aula 06 – 24/04: Preparativo para Avaliação:
Pesquisa coletiva e, posterior, trabalho individual na Hemeroteca. Seleção de duas reportagens (uma da revista Realidade e outra a escolher), leitura crítica e comparativa das mesmas.
01/05 - Feriado – Dia do Trabalho
Aula 07 – 08/05: Leitura e debate
Entrevistas no Pasquim e na Playboy – paradigmas.

PARTE II - Vamos para a rua. Lá fora, a vida acontece.
Aula 08 – 15/05: Entrega da primeira avaliação.
Saída com os alunos: cavar, garimpar (excelentes) pautas.
Aula 09 – 22/05: ReportagemDefinições e possibilidades de reportagem.
Narrativas. Revista Realidade – paradigma.
Aula 10 – 29/05: O texto de reportagemOrganização e reflexão sobre as informações coletadas. Estrutura e características do texto jornalístico: singularidade, clareza, recorte do objeto, etc. Estilos e possibilidades para reportagens em setores e publicações diferentes.

Aula 11 – 05/06: Livro-reportagem. Kapuscinski, mestre. Garcia Márquez, repórter.Ruy Castro. Fernando Morais. Zuenir Ventura.

PARTE III: Diversos Setores – Quem publica e para quem se escreve.
Hora de publicar.
Aula 12 – 12/06: Entrega da segunda avaliação: Reportagem pequena a partir da pauta que selecionamos na saída. Relato do bastidor.Leitura e Discussão de reportagens contemporâneas. Novas publicações: Piauí, Primeira Leitura, Cadernos do Diplô.Jornais regionais e de bairro.

Aula 13 – 19/06: Cobertura em diversos setores
Quem é o patrão? Para quem se escreve?
Diferenças de veículos e abordagens - Nanicos, pequenos, médio e mega veículos.
Alternativo, sindical/partidário/ONGs, empresarial, comunitário, comercial, agência.
Aula 14 – 26/06: Discussão de pautas individuais. Alunos apresentam sua proposta de pauta individual para a turma. Reunião de pauta: trocar idéias e dar sugestões para os colegas.

Aula 15 – 25/06: Exercícios em sala de aula.
Leitura, análise e crítica das primeiras matérias produzidas pelos alunos. Apresentação de críticas e sugestões em grupo. Discussão.

Aula 16 - 03/07: Conversa aberta entre professora e alunos sobre as dificuldades de pauta, apuração, entrevistas, organização de dados e idéias e escrita das matérias que estão sendo produzidas. Todos os alunos devem falar de sua experiência e trocar idéias e sugestões com os colegas.

Aula 17 – 10/07: Entrega da terceira avaliação.
Leitura e debate. Reportagens de publicações nacionais, regionais e de bairro. Para esta aula, os alunos devem trazer duas reportagens que considerem a) mal ou b) bem feitas. Os alunos irão trocar os recortes entre si. Após a leitura, cada um fará uma rápida apresentação da matéria. Vamos discutir diferenças e semelhanças elas.

Aula 18 – 17/07: Encerramento.Avaliação das reportagens (individual).

Aula 19 – 23/07: Extra – turma 01 e turma 02 – 23/07 (segunda-feira) às 8h30min:
Video: ´Capote´. Discussão.

Metodologia
As aulas terão dois momentos: expositivo, com apresentação de autores e textos sobre os temas de cada aula e, prático, com análise, discussão e aplicação - dentro e fora da sala de aula - dos conteúdos tratados.
Os exercícios incluem a leitura crítica e discussão em sala sobre pauta, reportagens e a prática de produzir notícia/reportagem. Iremos exercitar todo o processo: da pauta ao texto pronto para ser publicado (ou para o editor).
O material jornalístico para leitura crítica será fornecido pela professora, mas sugestões (clipping) dos alunos serão muito bem-vindas.
Os alunos realizarão exercícios práticos de reportagem incluindo: elaboração de pautas, saída à rua para trabalho de reportagem, redação de matéria. Leitura e resenha de reportagens.

Avaliação
Além da participação nas aulas, o estudante será avaliado pela elaboração de resenha comparativa de reportagens, por elaboração de pautas e reportagens de sua autoria.

Primeira avaliação: Leitura e resenha comparativa.Pesquisa coletiva e, posterior, trabalho individual na Hemeroteca. Comparar duas reportagens (uma da revista Realidade, previamente selecionada pela professora e sorteada entre os alunos; e outra, a escolher durante pesquisa na hemeroteca, que aborde o mesmo tema que a de Realidade), ler de forma crítica. Escrever um texto sucinto, máximo de 3 mil caracteres, sobre as duas reportagens selecionadas. Neste texto, devem ser analisados os seguintes elementos: estrutura da reportagem (descritiva, dissertativa ou narrativa), uso de diálogo, fontes (quais?, suficientes?, relevantes?), pesquisa prévia para a reportagem, relação que o texto apresenta entre o assunto abordado e o tema em outros patamares (global/nacional, regional, local).

Segunda avaliação: Escrever uma pequena reportagem com base na pauta que
´garimpamos´ ou ´cavamos´ em nossa saída coletiva. Máximo 5 mil caracteres.Escrever um relato do bastidor da reportagem: como levantou a pauta, apurou a matéria, selecionou e entrevistou as fontes, organizou e priorizou as informações, dificuldades ou facilidades para escrever. Máximo mil caracteres.

Terceira avaliação: Reportagem pequena individual.
Da pauta ao texto final. A avaliação levará em conta: criatividade na escolha da pauta, enfoque dado, seleção de fontes, riqueza na apuração e qualidade do texto. Máximo 6 mil caracteres.

Cada avaliação gera uma nota, a média da soma delas resultará na nota final.

Espero de vocês participação em aula, leitura crítica das matérias com as quais iremos trabalhar ao longo do semestre e preparação prévia (leitura da bibliografia indicada) para as discussões que realizaremos após as aulas expositivas.

Bibliografia Básica
ALTMAN, Fábio. 2004. A arte da entrevista. SP: Boitempo.

KOTSCHO, Ricardo. 1985. A prática da reportagem. SP, Ática.
LAGE, Nilson. 1998. Estrutura da Notícia. SP: Ática.

LIMA, Edvaldo Pereira. 1993. O que é livro-reportagem. SP: Ed. Brasiliense.

MEDINA, Cremilda. 1986. Entrevista: o diálogo possível. SP, Ática.

NOBLAT, Ricardo. 2004. A Arte de fazer um jornal diário. SP: Contexto.
SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnicas de reportagem. Notas sobre a narrativa jornalística, SP, Summus.

Bibliografia Complementar - Livros-reportagem e de entrevista:
APULEYO MENDOZA, Plínio. 1993. Cheiro de Goiaba: Gabriel García Márquez. RJ: Record.

CASTRO, Ruy. 1995. Estrela Solitária: um brasileiro chamado Garrincha.
9ª. reimpressão. SP: Cia. das Letras.

_____, Ruy. 2001. A Onda que se ergueu no Mar. SP: Cia. das Letras.

GARCIA MARQUEZ, Gabriel. 1996. Notícia de um seqüestro. RJ: Record.

KAPUCINSKI, Ryszard. 1994. Imperium. SP: Cia. das Letras.

_____. Ryszard. 2002. Ébano: minha vida na África. SP: Cia. das Letras.

_____, Ryszard. 2005. O Imperador. SP: Cia. das Letras.

_____, Ryszard. 2007. Minhas Viagens com Heródoto. SP: Cia. das Letras.

MORAIS, Fernando. 1994. Olga. SP: Cia das Letras.

_____, Fernando. 2001. Chato: o rei do Brasil. 3ª. edição. SP: Cia. das Letras.

SETTI, Ricardo. 1986. Conversas com Vargas Llosa. SP: Brasiliense.

VENTURA, Zuenir. 1994. Cidade Partida. SP: Cia. das Letras.

WOLFE, Tom. 2005. Radical Chique e o Novo Jornalismo.: o espírito de uma época em que tudo se transformou, inclusive o jeito de se fazer reportagem. SP: Cia das Letras.

Bibliografia Complementar - Outros
NOGUEIRA, Nemércio (coord.). Jornalismo é... Ed. Xenon, ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

TRAMONTINA, Carlos. 1996. Entrevista: A arte e as histórias dos maiores entrevistadores da televisão brasileira. 3ª edição. SP: Globo.

Nenhum comentário: